domingo, 19 de agosto de 2012

Michael Phelps pode perder medalhas por campanha da Louis Vuitton durante os Jogos Olímpicos.

POR DIALOGOSPOLITICOS AGOSTO 19, 2012

247 – O maior medalhista olímpico da história pode ser punido e perder todas as suas medalhas por ter tido veiculado um comercial durante os Jogos Olímpicos de Londres. O nadador norte-americano Michael Phelps participou de uma campanha da marca francesa Louis Vuitton e duas fotos foram reproduzidas na internet no dia 8 deste mês.

Segundo as regras do Comitê Olímpico Internacional, os atletas não têm permissão para participar de propagandas de empresas que não sejam patrocinadoras dos Jogos num determinado período no ano de Olimpíada. Em 2012, a data da proibição ia de 18 de julho a 15 de agosto. A campanha da Louis Vuitton estava previsa para começar na última quinta, uma dia depois do término da proibição, mas a empresa afirma que as fotos vazaram.

O agente do nadador, Peter Carlisle, defendeu que as fotos em que Phelps aparece numa banheira foram veiculadas sem o consentimento do atleta. Se confirmada a tese de que as fotos foram realmente roubadas e vazadas sem a permissão de Phelps, ele será inocentado. Caso contrário, pode levar uma multa e perder as medalhas.

(Brasil 247)

 

Duh Franzen também adicionou você no Google+


Duh já está em seus círculos. Saiba mais.

Ver perfil

Pessoas que você talvez conheça nos círculos de Duh Franzen. Ver tudo »

Nete Silva

319 pessoas em comum

Adicionar aos círculos

Tully Kalile

203 pessoas em comum

Adicionar aos círculos

Priscilla Lara

Adicionar aos círculos

Escolha que tipo de e-mail o Google+ envia para você.

 

Samsung, Nokia e Motorola preparam rivais para o iPhone 5

POR DIALOGOSPOLITICOS AGOSTO 19, 2012

São Paulo — Nas próximas semanas, o mercado de smartphones estará em ebulição. Além do esperado anúncio do iPhone 5, da Apple, em 12 de setembro, estão previstos lançamentos da Samsung, da Nokia e da Motorola. E as três parecem estar preparando novidades interessantes para competir com a rival da maçãzinha.

A primeira da fila será a Samsung, que deve realizar um evento no dia 29 deste mês, duas semanas antes do anúncio do iPhone 5. A apresentação será em Berlim, na Alemanha. Espera-se que a empresa revele o Galaxy Note 2, que trará processador mais potente que o atual e o Android 4.1 Jelly Bean, a versão mais recente do sistema operacional móvel do Google.

Na sequência, vêm Motorola e Nokia, que marcaram eventos para o mesmo dia: 5 de setembro. A Motorolavai fazer o dela em Nova York junto com a operadora Verizon. Devem apresentar o smartphone Droid Razr HD. O site Android Community diz que esse smartphone terá tela de 4,5 polegadas com a elevada resolução de 1.280 x 720 pixels. Se isso for verdade, serão quase 200 mil pixels a mais que a tela do iPhone 5, que deverá ter 1.136 x 640 pixels. 

A Nokia realiza sua apresentação junto com a parceira Microsoft, também em Nova York. As duas devem revelar o primeiro smartphone da série Lumia com o sistema Windows Phone 8. O que se espera é que esse novo modelo seja parecido com o atual Lumia 900, mas que tenha processador mais veloz e tela um pouco maior. Chris Weber, um falastrão executivo da empresa finlandesa, chegou a provocar os rivais da Samsung com uma mensagem no Twitter: “Samsung tome nota. A nova geração dos aparelhos Lumia chega em breve”, escreveu ele.

Obviamente, nenhum desses lançamentos cria tanta expectativa quanto o do iPhone 5. Pelo que sabemos até agora, o smartphone da Apple terá tela de 4 polegadas em formato mais alongado (16:9) que a do iPhone 4S. Ele vai usar um novo conector de dados, menor que o atual. A Apple, assim, começa a abandonar o conector de 30 pinos que ela usa há nove anos em seus dispositivos móveis. O cartão da operadora será menor, no novo formato nano-SIM. Já a tomada para fone de ouvido e microfone deve mudar para a parte inferior do smartphone.

O iPhone 5 também deve trazer suporte a redes celulares 4G LTE e conexão sem fio NFC – dois itens já presentes em concorrentes como o Galaxy S III, da Samsung. O que não se sabe, ainda, é como o novo smartphone da Apple vai se chamar. Embora muita gente se refira ao aparelho como iPhone 5, não há nenhum indício concreto de que seja esse o nome real.

(Portal Exame)

 

Re: ORAÇÃO DA NOITE Boa noite, Pai. Termina o...

Amém.
Boa noite querida,bom descanso.
Bjs.

Responda a este e-mail para comentar publicamente no Google+. Ou visualize a postagem de Lurdes Pereira »

Novo! Responda a este e-mail para comentar. Ellen Nagle comentou na postagem de Lurdes Pereira. Desativar atualizações nesta postagem. Altere que tipo de e-mail o Google+ envia para você.
Dica de privacidade: proteja suas informações. Remova sua assinatura de e-mail antes de responder.

 

amiga Lurdes, muito lindo, agradeçer é preciso! Quem não agradeçe a DEUS, não agradeçe a ninguém, pensam que é obrigação das pessoas fazer-lhes favôr! Tem ditado que gosto muito, e aplica-se prá muitas situações, "Quem tem flôres, da flôres, quem não tem, da o que tem"!

Responda a este e-mail para comentar publicamente no Google+. Ou visualize a postagem de Lurdes Pereira »

Novo! Responda a este e-mail para comentar. Carlos Rocha comentou na postagem de Lurdes Pereira. Desativar atualizações nesta postagem. Altere que tipo de e-mail o Google+ envia para você.
Dica de privacidade: proteja suas informações. Remova sua assinatura de e-mail antes de responder.

 

Santos 3 x 2 Corinthians – “Neymardependência” comprovada!

POR DIALOGOSPOLITICOS AGOSTO 19, 2012

Santos, SP, 19 (AFI) – A “Neymardependência” do Santos mais uma vez ficou comprovada, neste domingo. Mesmo sem balançar as redes, Neymar deu duas assistências e foi determinante na vitória sobre o Corinthians, por 3 a 2, na tarde deste domingo, na Vila Belmiro. Além de dar sequência à reabilitação no Campeonato Brasileiro, o Peixe consegue “vingar” a eliminação na Libertadores.

Outro fato que endossa a tal “Neymardependência” é que desde a volta da jóia, que estava servindo a Seleção Brasileira, o time santista mantém 100% de aproveitamento. Na quinta-feira, o time já havia batido o Figueirense, por 3 a 1. A vitória no clássico levou o Peixe aos 23 pontos, em posição intermediária.

Por outro lado, o Timão vê sua série invicta de oito partidas ir para o espaço. O time do Parque São Jorge vinha de quatro vitórias e quatro empates e ainda vislumbrava uma briga pelo título. O novo tropeço, entretanto, deixa este sonho ainda mais distante, já que o clube tem apenas 24 pontos, no meio da tabela, enquanto o líder Galo já soma 42 pontos.

Individual x coletivo
Como já era de se esperar, o jogo começou bastante amarrado, com os dois times se estudando nos primeiros dez minutos. A partir daí, o Timão exerceu uma pressão que quase resultou em gol. Aos 11 minutos, O atacante Romarinho escapou nas costas da defesa e bateu cruzado para defesa do goleiro Rafael, que se esticou todo para espalmar.

Aos 17 minutos, o mesmo Romarinho quase marcou em um lance idêntico. Ele escapou em velocidade pela ponta esquerda, nas costas da defesa, e bateu cruzado para Rafael mandar para escanteio. Após tanta pressão, o Corinthians chegou ao gol aos 28 minutos. O meia Douglas cobrou falta pela direita e Danilo desviou de cabeça, para mandar no canto direito do goleiro.

O gol despertou o time do Santos, que adiantou a marcação e passou a rondar a área com maior frequência. O gol de empate, contudo, saiu graças a uma jogada individual de Neymar, aos 35. A jóia santista recebeu de Ganso, arrancou da intermediária, deixou vários marcadores para trás, invadiu a área e cruzou rasteiro para André só completar.

Muita emoção
Na segunda etapa, o Peixe voltou no mesmo embalo e já partiu ao ataque nos primeiros minutos. E a virada veio aos três minutos, em bela troca de passes. O lateral Léo alçou na área e o zagueiro Bruno Rodrigo ajeitou de cabeça. Durval acertou um voleio, mas antes da bola entrar, André completou de cabeça. Os corintianos reclamaram muito com o auxiliar pedindo impedimento.

O time da Vila Belmiro teve uma outra ótima oportunidade de praticamente liquidar o jogo aos seis minutos. Após grande contra-ataque, o volante Arouca recebeu nas costas da defesa e bateu no canto esquerdo do goleiro Cássio, que se esticou todo para defender.

O segundo gol fez o Santos crescer no jogo e enervou os jogadores do Timão. Mesmo assim, o clube do Parque São Jorge conseguiu criar uma boa chance, aos 20 minutos. O atacante Paolo Guerrero arriscou de fora da área e a bola saiu tirando tinta da trave direita de Rafael.

A resposta santista por muito pouco não acabou no terceiro gol de André. Neymar, novamente, escapou em velocidade pelo lado direito e cruzou na cabeça do camisa 9. Na cara do gol, ele conseguiu mandar de cabeça à direita da meta de Cássio.

Quando tudo indicava que os 2 a 1 estavam sacramentados, o argentino Martinez surgiu para colocar fogo no jogo, aos 35. Após jogada individual, ele bateu colocado, no canto esquerdo do goleiro. No entanto, três minutos depois, Neymar cobrou escanteio da direita e Bruno Rodrigo desviou de cabeça para marcar o terceiro e decretar a vitória.

Próximos jogos
No próximo domingo, às 16 horas, o Corinthians volta a campo para o clássico Majestoso contra o São Paulo, no Estádio Pacaembu, na capital paulista. Enquanto isso, o Santos faz outro clássico contra o Palmeiras, um dia antes, às 18h30, no mesmo Pacaembu.

(Futebolinterior.com.br)

 

Fotografias especiais…RG 10.

"Fragmentos de Uma Alma Perfumada"

http://rosani22.blogspot.com/

B601B601[1]

"Diante da vastidão do Tempo e da imensidão do Universo, é um imenso prazer pra mim dividir um planteta e uma época com você." (Carl Sagan)B601[2]B601[3]

Para deleite, dos olhos e da alma...


Um cavalo-marinho inspeciona o relógio de um mergulhador


Um túnel cheio de neve iluminado na Rússia


Vários lutadores de kung fu


Picada de abelha


Arte de rua na Polônia


Mount Rainier


Humano x animal


Jardim na Irlândia


Lua sobre a ponte Dahu Park, em Taipei


Arraias


Gásadalur Village, nas Ilhas Faroe


Borda do Mundo


Ponto suspensa, em Vancouver


Monges meditando em Pongour


Um eclipse do sol


Bora Bora a partir do espaço


Concentração de canoas e caiaques


Raízes na selva de concreto


Hamilton Pool


Árvore


Encontro de rios, em Genebra, Suiça


Cobra Cipó


Aurora australis a partir do espaço


Monte Kilimanjaro


A força surpreendente de uma formiga


Ônibus na Cidade do México


Felix Baumgartner se preparando para quebrar recorde saltando a 21 mil metros


Aurora


Cataratas do Iguaçu


Trilhos de trem na floresta


Grupo de baleias descansando


7 horas em uma imagem


Retrato humano


Múltiplas decolagens no aeroporto de Hannover


Baleia em perspectiva


Gelo na Suíça


Um barco e 145 esquiadores


Salar de Uyuni depois de alguma chuva


Jacuzzi ao ar livre no Matterhorn


O precioso mármore azul


Maelstrom em Kauai, Hawaii


Navio Costa Concórdia a partir do espaço


Berna a partir do alto

--

Ana Ventura

encontre-me no blog principal http://venturaana.blogspot.com

encontre-me em poesias http://venturaanaletras.blogspot.com

encontre-me no livro Missão Terra http://venturaanalivro1.blogspot.com

encontre-me no blog do curso http://ecampodeenergia.blogspot.com

encontre-me em receitas http://venturaanareceitas.blogspot.com

encontre-me na agenda http://venturaanaagenda.blogspot.com

 

Justiça da Rússia proíbe marchas do orgulho gay pelos próximos 100 anos

POR DIALOGOSPOLITICOS AGOSTO 19, 2012

O Tribunal Superior de Moscou recusou nesta sexta-feira (17/08) uma apelação e decidiu manter proibidas pelos próximos 100 anos quaisquer celebrações públicas organizadas por defensores dos direitos LGBT. A proibição para esse tipo de evento já existia, mas sua validade se encerrava este ano. Com a decisão, a ordem judicial se estende, a partir de agora, para o ano de 2112.

Nikolai Alexeyev, ativista que encabeçou o recurso à instância jurídica máxima da cidade, anunciou que recorrerá da decisão junto ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos. Em entrevista ao El País, ele alegou que “a decisão não é uma surpresa”, já que “os tribunais russos raramente se colocam a favor dos direitos de gays e lésbicas”.

Essa não é a primeira vez que Alexeyev recorre à justiça europeia para tratar do respeito ao direito de membros da comunidade LGBT. Entre 2006 e 2008 ele já conduzia ações judiciais junto ao Tribunal de Moscou pedindo a revogação do veto a esse tipo de manifestação. A Justiça da Rússia, à época, classificou marchas e paradas do orgulho gay como casos de desordem pública. O caso acabou em Estrasburgo, onde Alexeyev alegava uma infração do direito à liberdade de reunião.

A corte europeia concordou com seus argumentos em 2010 e concluiu que as autoridades russas haviam discriminado o ativista por sua orientação sexual. A ordem naquele momento era de que Moscou indenizasse Alexeyev em 12 mil euros (o equivalente a 30 mil reais) e arcasse com 17.510 euros de custos advocatícios (mais de 43 mil reais).

Desta vez, contudo, Alexeyev alega que não quer apenas recorrer ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos para que penalizar a Rússia e ser reparado. “Queremos garantias de que possamos celebrar o orgulho gay no futuro”, resumiu ao El País.

O ativista havia solicitado autorização para celebrar 102 manifestações em favor dos direitos de homossexuais até 2112. De acordo com a emissora britânica BBC, a resposta dos magistrados foi a mesma de sempre: a maioria dos moradores de Moscou em tese não se simpatiza com esse tipo de evento, que “só pode produzir desordens públicas”. Para Alexeyev, esse tipo de declaração só deixa mais claro que, na realidade, “não há argumentos” que fundamentem a decisão.

(Opera Mundi)

 

!CID_0~12.GIF24111

From: Vavaelu@uol.com.br

Parabéns Ministro Joaquim Barbosa seu

Currículo vital é de dá inveja o do José Antônio Dias Toffoli e uma fixa criminal é só ler com atenção.

-------Mensagem original-------

Assunto: FW: ENC: Joaquim Barbosa e..

A meu ver o sistema de cotas é um erro, pois para sociedade isso não deve existir.
A época da escravidão já acabou, e hoje em dia existem milhões de cargos importantes preenchidos por negros, e vou mais além, essa Universidade de Brasília deveria ser processada por admitir o uso de cotas de negros e índios para ingresso no ensino superior.
Devemos entender que somos todos iguais perante nosso Deus, e que temos que ter as mesmas oportunidades em todas as situações.

.Tem muitos negros que eu tiro o chapéu são digno .Conheço um negro muito meu amigo que é Neuro- cirurgião aqui em S.P não tinha cota na época é um ótimo Médico se não é o melhor é igual os melhores.

Em fevereiro de 2012, em depoimento à Polícia Federal, a advogada Christiane Araújo de Oliveira declarou que, no período que antecedeu o escândalo do Mensalão no Distrito Federal, manteve relações íntimas em troca de favores com várias figuras envolvidas no caso, inclusive Dias Toffoli. Segundo ela, na época em que Dias Toffoli era Advogado-Geral da União, os dois se encontravam em um apartamento de Durval Barbosa, onde mantinham relações, e em uma ocasião Dias Toffoli teria solicitado um jato oficial do Governo para transportá-la. Ela teria entregue a Dias Toffoli, num desses encontros, gravações comprometendo Durval Barbosa.

Essa advogada é bem vagabunda em troca de favores tem relações íntimas kkkkkk não depensa nem os ratos. Ainda não tem vergonha de contar. Se formou em advogada para poder desfarçar porque a profissão mesmo é de uma p.. profissão de advogada é fachada.

Outro negro honrado e digno Ministro JOAQUIM BARBOSA

Meus Parabéns Ministro Joaquim Barbosa que Deus lhe proteja dessa gangue ai do senado

É POSSÍVEL QUE HAJA LUZ NO FIM DO TÚNEL!...

Nem acredito que foi Lula que indicou este homem para o STF!!!!!

Deveria estar de porre. Compare a biografia deste com a de Dias Toffoli (idem abaixo), também indicado por Lula e ao se ler o que é público não parece biografia e sim folha corrida.

JOAQUIM BARBOSA: CORAÇÃO E A DIGNIDADE DE ZUMBI DOS PALMARES.

ATT000131222

ESTE SIM É “O CARA”

Merece o respeito do povo brasileiro.

Obrigado “cara”.

Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.

Foi Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki, Finlândia e, após, foi advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) (1979-84).

Prestou concurso público para procurador da República, e foi aprovado. Licenciou-se do cargo e foi estudar na França, por quatro anos, tendo obtido seu mestrado e doutorado ambos em Direito Público, pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1990 e 1993. Retornou ao cargo de procurador no Rio de Janeiro e professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi visiting scholar no Human Rights Institute da faculdade de direito da Universidade Columbia em Nova York (1999 a 2000) e na Universidade da Califórnia Los Angeles School of Law (2002 a 2003). Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Toca piano e violino desde os 16 anos de idade.

(fonte : Wikipédia, a enciclopédia livre).

José Antônio Dias Toffoli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

José Antonio Dias Toffoli

image0012333

Ministro do Supremo Tribunal Federal do image0023444Brasil

Mandato:

23 de outubro de 2009
até atualidade

Nomeado por:

Luiz Inácio Lula da Silva

Precedido por:

Carlos Alberto Menezes Direito

Sucedido por:

Ministro Substituto do Tribunal Superior Eleitoral do image0023444[1]Brasil

Mandato:

18 de dezembro de 2011 até
18 de dezembro de 2013
(2º biênio)

Advogado-Geral da União do image0023444[2]Brasil

Mandato:

12 de março de 2007
até 23 de outubro de 2009

Precedido por:

Álvaro Augusto Ribeiro Costa

Sucedido por:

Luís Inácio Adams

Nascimento:

15 de novembro de 1967 (44 anos)
Marília (SP)

Casamento:

Mônica Ortega (div.)[carece de fontes?]

Alma mater:

Universidade de São Paulo (USP)

Religião:

Católico romano[1]

José Antonio Dias Toffoli (Marília, 15 de novembro de 1967) é um advogado brasileiro. Desde 23 de outubro de 2009 é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Vida profissional

Em 1990, graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Prestou concurso para juiz substituto do Estado de São Paulo duas vezes, em 1994 e 1995, mas não foi aprovado em nenhuma delas. Foi professor de Direito Constitucional e Direito de Família na Faculdade de Direito do Centro Universitário de Brasília de 1996 a 2002.

Processos judiciais

Em 2000, o Procurador-Geral do estado do Amapá, João Batista Plácido, junto com Toffoli e seu então escritório de advocacia, Toffoli & Telesca Advogados SC, foram condenados pela Justiça do Amapá a devolver 19.720 reais aos cofres públicos por conta de uma suposta licitação ilegal de prestação de serviços de advocacia ao governo vencida pelo escritório de Toffoli. A ação foi julgada improcedente em segundo grau, tendo a sentença anulada em 2008.

Em 2006, foi processado novamente por outro crime de mesma natureza ocorrido em 2001, desta vez pela 2ª Vara Cível do Amapá, a devolver 420 mil reais (700 mil reais em valores atualizados até 21 de setembro de 2009). Toffoli informou ao então presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, Demóstenes Torres, que recorreu da condenação, e a ação ainda tramita.

Acusação de envolvimento com o escândalo do DF

Em fevereiro de 2012, em depoimento à Polícia Federal, a advogada Christiane Araújo de Oliveira declarou que, no período que antecedeu o escândalo do Mensalão no Distrito Federal, manteve relações íntimas em troca de favores com várias figuras envolvidas no caso, inclusive Dias Toffoli. Segundo ela, na época em que Dias Toffoli era Advogado-Geral da União, os dois se encontravam em um apartamento de Durval Barbosa, onde mantinham relações, e em uma ocasião Dias Toffoli teria solicitado um jato oficial do Governo para transportá-la. Ela teria entregue a Dias Toffoli, num desses encontros, gravações comprometendo Durval Barbosa.

Por escrito, Dias Toffoli negou todas as acusações e disse que nunca frequentou tal apartamento ou solicitou avião oficial, e que só recebeu Christiane uma vez, e em seu gabinete, numa audiência formal.

Carreira política

image0034555

image0045666

Toffoli em 2008.

De 1995 até 2000 foi assessor parlamentar da Liderança do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados. Foi advogado do PT nas campanhas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 1998, 2002 e 2006. Exerceu o cargo de subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil de 2003 a 2005 durante a gestão de José Dirceu. Foi exonerado pela ministra Dilma Roussef a pedido.

Advocacia-Geral da União

Em 12 de março de 2007, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — de quem Toffoli foi advogado de campanha —, assumiu a Advocacia-Geral da União. A solenidade de posse foi fechada e Toffoli substituiu Álvaro Augusto Ribeiro Costa, que deixou o cargo para tratar de projetos pessoais.

À cerimônia de posse compareceram os então ministros Márcio Thomaz Bastos (Justiça), Guido Mantega (Fazenda), Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência), Tarso Genro (Relações Institucionais), Waldir Pires (Defesa) e Jorge Hage (CGU), entre outros.

Supremo Tribunal Federal

Dias Toffoli foi indicado pelo Presidente Lula para assumir a vaga decorrente do falecimento do ministro Carlos Alberto Menezes Direito no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em 30 de setembro de 2009, sua nomeação foi aprovada pela Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania do Senado Federal. A votação, que durou cerca de sete horas, foi de 20 votos a favor e 3 contra. A sabatina seguiu então ao Plenário do Senado, que também aprovou a nomeação por 58 votos à favor, 9 contra e 3 abstenções.

Para ocupar a posição de Ministro no STF, Toffoli contou com o apoio da CNBB, declarado antes da realização da sabatina. E, ao ser submetido a tal sabatina, declarou-se contra o aborto, demonstrando, pelo menos nesse ponto, afinação com as ideias da CNBB, o que lhe rendeu críticas por parte daqueles que defendem o laicismo estatal.

Foi empossado no Supremo Tribunal Federal aos 23 de outubro de 2009, em solenidade presidida pelo então presidente do STF, Gilmar Mendes, com cerca de mil convidados presentes, entre eles, o presidente Lula, o vice-presidente José Alencar, a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, vários governadores, entre eles José Serra (São Paulo), os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Michel Temer.

Polêmica da posse

Na sua posse, o ministro José Antônio Dias Toffoli envolveu-se em uma polêmica relacionada a sua festa de posse no Supremo Tribunal Federal, por conta de um patrocíonio de 40 mil reais da Caixa Econômica Federal. Defendido pelo ministro Marco Aurélio Mello, fez declarações de que não estava a par dos fatos, e que a festa não fora de sua iniciativa.

Ao comentar o episódio, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) declarou que a festa era um absurdo desnecessário à Caixa Econômica Federal.


Nenhum vírus encontrado nessa mensagem.
Verificado por AVG - www.avgbrasil.com.br
Versão: 2012.0.2197 / Banco de dados de vírus: 2437/5202 - Data de Lançamento: 08/15/12

 

USP rejeita negros e pobres; Uerj e Unicamp defendem inclusão

POR DIALOGOSPOLITICOS AGOSTO 19, 2012

Estudos realizados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pela Universidade de Campinas (Unicamp) mostraram que o desempenho médio dos alunos que entraram na faculdade graças ao sistema de cotas é superior ao resultado alcançado pelos demais estudantes.

Tradicionalmente a USP descarta a adoção de qualquer tipo de cota, sempre indicando valorizar exclusivamente o mérito. A USP entende que o sistema de bônus do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), voltado a alunos de escola pública, independentemente da cor da pele, já atende às demandas por inclusão. O Inclusp foi adotado a partir de 2007 e dá bônus na nota do vestibular a esses alunos, independentemente da cor da pele.

O Núcleo de Consciência Negra da USP luta há anos para mudar esta realidade. Em resposta, a reitoria tem ameaçado fechar o espaço onde o Núcleo de Consciência Negra desenvolve cursinhos populares para o vestibular. A inciativa envolve professores voluntários que sonham em ver a reserva de vagas com cota racial uma realidade na maior universidade do país.

“Além de dar acesso à população, a universidade tem que criar as condições para que estas pessoas permaneçam na universidade para que não haja evasão”, defendeu Leandro Salvático, coordenador do Núcleo de Consciência Negra.

Apesar da pressão e com amplo apoio e reconhecimento da comunidade acadêmica, o Núcleo tem se mantido dentro da universidade com o “famigerado” espaço onde continua a realizar seu cursinho popular.

Segundo a Fuvest, fundação que realiza o vestibular, a participação de alunos de escola pública na USP chegou a 28% em 2012, ante 26% no ano passado. Se calculados os ingressantes negros e pardos, eles representaram 13,8 % dos aprovados no vestibular deste ano. No ano anterior, esse porcentual era de 13,4%. Os pardos registraram pequeno aumento, de 10,6% para 11,2%. Os candidatos que se declararam negros representaram 2,6%, ante 2,8% em 2011. Neste ano, foram aprovados 283 estudantes negros, de um total de 10.766.

Levantamento feito em junho pelo Estado de S. Paulo, com dados do vestibular de 2011, mostrou que, em cinco anos, apenas 0,9% – o equivalente a 77 alunos – dos matriculados em Medicina, Direito e na Escola Politécnica eram negros. Em Medicina, por exemplo, nenhum negro havia passado nos vestibulares de 2011 e 2010. Esse recorte do vestibular de 2012 ainda não está disponível.

A USP sempre sofreu críticas em relação ao perfil dos estudantes que ocupam suas vagas – a maioria absoluta vem de escolas particulares. Além do Inclusp, a universidade inaugurou a partir deste ano um novo modelo de bonificação para alunos de escola pública.

Para quem sempre estudou em escola pública – do ensino fundamental ao médio –, a universidade criou o Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp). Neste ano, o primeiro após a mudança nos critérios, o bônus chegou a até 15%, de acordo com o desempenho do estudante na Fuvest. Para participar, o aluno precisa estar cursando o ensino médio e realizar as provas no 2º e no 3º anos.

O desempenho dos cotistas

O primeiro levantamento sobre o tema, feito na Uerj em 2003, indicou que 49% dos cotistas foram aprovados em todas as disciplinas no primeiro semestre do ano, contra 47% dos estudantes que ingressaram pelo sistema regular.

No início de 2010, a universidade divulgou novo estudo, que constatou que, desde que foram instituídas as cotas, o índice de reprovações e a taxa de evasão totais permaneceram menores entre os beneficiados por políticas afirmativas.

A Unicamp, ao avaliar o desempenho dos alunos no ano de 2005, constatou que a média dos cotistas foi melhor que a dos demais colegas em 31 dos 56 cursos. Entre os cursos que os cotistas se destacaram estava o de Medicina, um dos mais concorridos – a média dos que vieram de escola pública ficou em 7,9; a dos demais foi de 7,6.

eita um ano depois, aumentou a vantagem: os egressos de escolas públicas tiveram média melhor em 34 cursos. A principal dificuldade do grupo estava em disciplinas que envolvem matemática.

Vermelho e Agências