quinta-feira, 29 de março de 2012

ENTREVISTA COM O JORNALISTA MILLÔR FERNANDES ----- WM 10.

29/03/2012 2 Comentários

Laurence Bittencourt

Era para se chamar Milton Viola Fernandes, mas por um erro do tabelião, foi batizado Millor Fernandes. Gostou. Ficou, acrescido do acento sobre o “o”. Carioca nascido no bairro do Méier, Millôr Fernandes pode ser considerado, sem qualquer dúvida, como uma das raras unanimidades nacionais. Jornalista, humorista, artista plástico, dramaturgo, criador de frases geniais, Millôr iniciou sua carreira, aos 13 anos na revista “O Cruzeiro” onde ganhou seu primeiro salário profissionalmente e não mais parou.

Trabalhou na revista “Pif Paf”, “Tribuna da Imprensa”, fez programa de TV, isso em 1958, chamado “Treze lições de um ignorante”, fundou com um grupo de jornalistas famosos, entre eles Paulo Francis, Jaguar, Ziraldo, Henfil, Tarso de Castro, Ivan Lessa, o irreverente “Pasquim” isso no final da década de 60 e que fez a cabeça de muita gente; trabalhou na revista Veja, Isto é, Jornal do Brasil, entre outros.

Com mais de 50 livros, 15 peças e 100 traduções de dramas, tragédias e comédias, aos 80 anos Millôr demonstra a mesma vitalidade de um garoto estreante. Isso para o nosso deleite. Recentemente lançou seu último livro chamado “Apresentações” onde reúne uma coleção de apresentações que fez para amigos os mais diversos.

Hoje dispõe de uma das páginas (Site) mais procuradas e lidas da Internet, pela UOL, e depois de um longo tempo afastado, voltou a escrever semanalmente para a revista “Veja”.

Nessa entrevista exclusiva, Millôr fala de jornalismo, política, censura, governo Lula, teatro, literatura e muito mais. É um banho de humor, inteligência e erudição, que os leitores têm o privilégio agora de acompanhar. Divirtam-se.

LBL – Para começar: jornalismo ainda é oposição e o resto é armazém de secos e molhados?
MF- A primeira, sempre. A segunda, quase sempre.
LBL – Millôr, você sofreu censura sob o governo do tão aclamado “liberal”, Juscelino Kubitschek, quando fazia um programa para televisão, foi demitido da “Tribuna da Imprensa” em 1961 por escrever um artigo sobre corrupção na imprensa brasileira, e mesmo sua saída da revista Veja segundo o jornalista Mino Carta também sofreu contratempos com a ditadura militar. O Brasil da chamada “Nova Republica” é diferente em termos de liberdade de imprensa?
MF – Os franceses já fizeram uma frase famosa; “Plus ça change…” Mas a mesma coisa tem sempre nuances divertidas.
LBL – Você disse que a censura sempre é exercida pela violência. É isso mesmo?

MF – Eu estava me referindo a pessoas que acham que abrandando o que pretendem
dizer não estão se autocensurando. E também a alguns colegas meus que iam dominar a censura nos áureos tempos. A verdade é que salvaram muitas situações. Eu não tinha inclinação pra isso. Minha atitude, na ocasião, não era decididamente a mais sábia.
LBL – Você acredita em democracia?
MF – A única resposta é a de Churchill. É o pior regime excetuando todos os outros.
LBL – Há uma coisa que eu gostaria muito de saber: como Millôr Fernandes se define politicamente?
MF – Tirando o fato de que qualquer movimento existencial é um ato político, tenho desprezo pela política militante. Uma ou outra vez, mesmo assim poucas, há uma literatura ou filosofia política admirável. Mas, podes crer, “não se aplica”.
LBL – Como você avalia o governo PT tendo à frente um metalúrgico?
MF – O pior é a leniência com que Lula é tratado, Já se parte do princípio de que Lula é assim mesmo.Ou seja, de uma ignorância que se tem de admitir.
LBL – Millôr por que resolveu voltar a escrever na Veja?
MF – Não resolvi. Fui convidado. Uma conversa que não durou cinco minutos. Como ninguém se mete comigo, interfere no meu trabalho, porque não escrever na Veja?. É um veículo, mais ou menos como o táxi, que me leva pro trabalho.
LBL – Numa entrevista recente você disse que Machado de Assis era um bobo. Por que a implicância com machado de Assis?
MF – A palavra implicância não se aplica a nada que eu faço. Posso ter uma atitude “superior” com relação a ele, daí o bobo. Quando mostrei que havia uma relação “dúbia” entre Escobar e Bentinho, no Dom Ca smurro, eu apenas recolhi umas vinte frases do romance Dom Casmurro. Tudo estava lá. Não alterei uma letra. Sequer comentei. Só que ninguém tinha visto ou tinha querido ver a viadagem.
LBL – Se dependesse de Millôr que escritor brasileiro merecia um Nobel de literatura?

MF – Tem muitos. Aquilo, o Nobel, é muito aleatório. Como é que eu vou saber que um poeta indiano é melhor do que um poeta chileno? Na ciência a coisa se aproxima mais de escolha justa.
LBL – Millôr você que escreveu peças de teatro e traduziu também bastante, poderia citar quais as cinco maiores obras teatrais do mundo ocidental?
MF – São milhares. Como escolher cinco? Mas, a escolher por autor, acho que o maior autor do século XX não foi Brecht, marketing da esquerda, mas sim Tom Stoppard. Que, aliás, é quase impossível não estragarem na tradução.
LBL – Seu amigo Paulo Francis dizia que achava o psicanalista Jacques Lacan inacreditável. Vez ou outra você faz umas críticas à psicanálise. Você acha Freud inacreditável?
MF – Eu errei quando disse que até o ano 2.000 a psicanálise seria posta fora da lei. Mas “eles” erraram mais, não pondo. Em tempo: não confundir psicanálise e psiquiatria.
LBL – Em um dos seus textos “O Banheiro”, você usou uma epigrafe do Eclesiastes que diz “Quem aumenta seu conhecimento aumenta sua dor”. É isso mesmo?
MF – Claro que é. Mas o Eclesiastes é muito dramático. A Bíblia toda é profissional de dramaticidade. Se não for assim de que é que “eles” vão viver? Troque dor por “se fode”, é mais carioca e mais brando.
LBL – Qual tua opinião sobre o humor feito hoje na imprensa brasileira? Há algo novo sendo feito?
MF – Tem alguma coisa boa. Pouca coisa ótima. A maior parte é ruim. Como sempre.
PS. Não tenho preocupação com o “novo”.
LBL – Você que já se disse um notívago, como é um dia hoje na vida de Millôr Fernandes? Qual tua rotina?
MF – Durmo a hora que acontecer. Acordo religiosamente às 6 ponto 00. O dia todo ou estou trabalhando ou estou me divertindo. Há muito eliminei de minha vida o tempo parasitário, estéril. E meu trabalho, quase sempre, é divertido.
LBL – O que é mais forte em Millôr o humorista, o pensador, o teatrólogo ou o jornalista?
MF – Isso é pergunta que se faça a um senhor respeitável?
LBL – No inicio da carreira de Chico Buarque você sapecou a frase de que Chico seria a única unanimidade nacional. Nesses nossos tempos ainda há alguma unanimidade nacional?

MF – Pergunta prejudicada porque a resposta seria irônica.
LBL – Qual a melhor frase de Millôr?
LBL – Não sei. Deixa eu pegar uma aqui, ao acaso: “A disciplina militar prestante, não se aprende, senhor, na fantasia.”. Ah, não, essa é do Camões.EN

(*) Fotomontagem: Laurence e Millôr.

__._,_.___

DENÚNCIA GRAVE: “DEMÓSTENES TORRES E CARLINHOS CACHOEIRA ARMARAM O MENSALÃO POR VINGANÇA”  -----  DP 10.

março 29, 2012

Quem diz é o ex-prefeito de Anápolis (GO) Ernani de Paula, que conviveu com ambos. Ele foi amigo do bicheiro e sua mulher Sandra elegeu-se suplente do Senador do DEM em 2002; “Cachoeira Filmou, Policarpo publicou e Demóstenes repercutiu”

maurício marinho mensalão policarpo cachoeira

Marco Damiani

O Mensalão, escândalo político que pode ser julgado ainda este ano pelo Supremo Tribunal Federal, acaba de receber novas luzes. Elas partem do empresário Ernani de Paula, ex-prefeito de Anápolis, cidade natal do contraventor Carlinhos Cachoeira e base eleitoral do senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

“Estou convicto que Cachoeira e Demóstenes fabricaram a primeira denúncia do mensalão”, disse o ex-prefeito. Para quem não se lembra, trata-se da fita em que um funcionário dos Correios, Maurício Marinho, aparece recebendo uma propina de R$ 5 mil dentro da estatal. A fita foi gravada pelo araponga Jairo Martins e divulgada numa reportagem assinada pelo jornalista Policarpo Júnior. Hoje, sabe-se que Jairo, além de fonte habitual da revista Veja, era remunerado por Cachoeira –ambos estão presos pela Operação Monte Carlo. “O Policarpo vivia lá na Vitapan”, disse Ernani de Paula.

O ingrediente novo na história é a trama que unia três personagens: Cachoeira, Demóstenes e o próprio Ernani. No início do governo Lula, em 2003, o senador Demóstenes era cotado para se tornar Secretário Nacional de Segurança Pública. Teria apenas que mudar de partido, ingressando no PMDB. “Eu era o maior interessado, porque minha ex-mulher se tornaria senadora da República”, diz Ernani de Paula. Cachoeira também era um entusiasta da ideia, porque pretendia nacionalizar o jogo no País – atividade que já explorava livremente em Goiás.

Segundo o ex-prefeito, houve um veto à indicação de Demóstenes. “Acho que partiu do Zé Dirceu”, diz o ex-prefeito. A partir daí, segundo ele, o senador goiano e seu amigo Carlos Cachoeira começaram a articular o troco.

O primeiro disparo foi a fita que derrubou Waldomiro Diniz, ex-assessor de Dirceu, da Casa Civil. A fita também foi gravada por Cachoeira. O segundo, muito mais forte, foi a fita dos Correios, na reportagem de Policarpo Júnior, que desencadeou todo o enredo do Mensalão, em 2005.

Agora, sete anos depois, na operação Monte Carlo, o jornalista de Veja aparece gravado em 200 conversas com o bicheiro Cachoeira (veja aqui), nas quais, supostamente, anteciparia matérias publicadas na revista de maior circulação do País.

Até o presente momento, Veja não se pronunciou sobre as relações de seu redator-chefe com o bicheiro. E, agora, as informações levantadas pelo ex-prefeito Ernani de Paula contribuem para completar o quadro a respeito da proximidade entre um bicheiro, um senador e a maior revista do País. Demonstram que o pano de fundo para essa relação frequente era o interesse de Cachoeira e Demóstenes em colocar um governo contra a parede. Veja foi usada ou fez parte da trama?

Brasil 247

 

thu duong adicionou você ao Google+


thu já está em seus círculos. Saiba mais.

Ver perfil

Pessoas que você talvez conheça nos círculos de thu duong. Ver tudo »

Júnior Farias

Lanchonete

Adicionar aos círculos

Jully Kelly

Adicionar aos círculos

Jay Patel

Nature & Landscape Photographer

Adicionar aos círculos

Escolha que tipo de e-mail o Google+ envia para você.

 

IP 10.

Sem muitas delongas, tudo se resume a isso:

ESTÓRIA = CONTO = LENDA.
É SÓ ENCANTO!
A VERDADE É BEM E/OU MAL OUTRA.

Todos nós e também os Ets. ou Extraterrestres estamos no momento exteriores ao Túnel de Luz; o mesmo quê: Plano Relativo (material/espiritual) ou a Bolha que forma o Cosmos em que viviemos.

Identificar Ets nefastos é fácil, basta saber se os mesmos têm catalogação, isto é, nomes como nós outros, é o caso do texto abaixo.

Fuja desses descalabros pois são todos maléficos. Grato.

Sds/César.

-------Mensagem original-------

De: ISABEL PORTO

Data: 29/03/2012 10:48:42

Para: GM - cesarjbn

Assunto: Fwd: chega o momento de "A Transição Planetária", em 2012, se fazer talvez por OVNIs e Nibirus para degredar "Os Exilados da Terra" a mundos em fase pré-histórica:

BOM DIA


GOSTARIA MUITO DE SABER SUA OPINIÃO SOBRE O TEXTO ABAIXO, POIS MINHA INTUIÇÃO ME DIZ QUE ESTÁ ERRADO OU TEM ALGO ERRADO COM ELE.


NO AGUARDO,


SAUDAÇÕES / IP.

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Jadir
Data: 28 de março de 2012 10:29
Assunto: chega o momento de "A Transição Planetária", em 2012, se fazer talvez por OVNIs e Nibirus para degredar "Os Exilados da Terra" a mundos em fase pré-histórica:

"A próxima vez que ouvirem de nós e nossos aliados da Terra será quando estivermos batendo à sua porta a fim de levá-los embora, sob custódia."

http://aluisionestelar.ning.com/profiles/blog/show?id=2184342%3ABlogPost%3A1241303&xgs=1&xg_source=msg_share_post

----- Original Message -----

From: Aluision Nunes

To: j

Sent: Monday, March 26, 2012 11:02 PM

Subject: [***SPAM***]Conferir "Mensagem daFederação Galáctica – 23.03.2012" em Ordem Universal dos Seres Estelares - OUSE

Ordem Universal dos Seres Estelares - OUSE

Núcleo de Integração Cósmica

Aluision Nunes

Aluision Nunes

Conferir o post no blog 'Mensagem da Federação Galáctica – 23.03.2012'

Mensagem do blog adicionada por Jessica Melo:

Os governos de seu mundo estão jogando um jogo de quid pro quo. (NT: Do Latim, significa tomar uma coisa por outra). Nós demos a eles tod...

Link da mensagem do blog:

Mensagem da Federação Galáctica – 23.03.2012

Sobre Ordem Universal dos Seres Estelares - OUSE

Entidade cósmica para união dos Servidores da Luz. RECOMENDEM...

Ordem Universal dos Seres Estelares - OUSE
8378 membros
19646 fotos
4574 músicas
4184 videos
3591 tópicos
124 eventos
7164 postagens no blog

Para controlar os emails que você receberá em Ordem Universal dos Seres Estelares - OUSE, clique aqui

Mensagem da Federação Galáctica – 23.03.2012

Os governos de seu mundo estão jogando um jogo de quid pro quo. (NT: Do Latim, significa tomar uma coisa por outra). Nós demos a eles todas as oportunidades para renunciarem ao cargo pacificamente e oferecerem seu apoio na implementação do seu novo sistema. Eles se recusaram várias vezes a cooperar e agora é o momento para que sejam removidos de qualquer forma a fim de desobstruirem-se os caminhos para o seu desenvolvimento e seus novos sistemas de governo e financeiros. Por favor, concedam-nos a oportunidade de ajudá-los a remover esses indivíduos teimosos e instituir em todo o mundo a mudança de regime governamental que irá, de uma vez por todas, por um fim a este período negro da história do seu planeta.

Tanto jaz na espera do afastamento das pessoas juramentadas ao velho sistema de corrupção e caos e precisamos iniciar com as vastas mudanças radicais de seu mundo, pois o tempo está ficando curto e há muito trabalho que ainda precisa ser feito para assegurar seus caminhos até à Ascensão. O que propomos é uma varredura pelos gabinetes governamentais de cima para baixo, de baixo para cima a fim de remover cada indivíduo de sua posição, seja ele eleito ou nomeado, que estiver alinhado com as forças das trevas também conhecidas como a Cabala.

Vemos isso como um meio para chegar a um fim e que deve ser feito dentro de um prazo adequado para que possamos começar a implementar as mudanças e muitas outras que forem necessárias à medida em que avançam em seu ano de 2012. Muitas mudanças para sua civilização estão bem à frente e muitos de vocês não têm idéia do impacto que estas mudanças terão em sua sociedade e seu planeta. Estamos aqui nos seus céus e viemos de grandes distâncias para ajudá-los na sua hora de necessidade. Não há nenhuma razão para terem medo. Juntos, poderemos lidar adequadamente com essas mudanças e permitir que vocês seguramente avancem em seus futuros.

Muitos dos funcionários do seu governo prefeririam vê-los sofrer do que renunciar às suas posições de poder, por isso não vemos outra alternativa senão removê-los à força. Isso pode e será feito sem a necessidade de violência em qualquer nível, mas depende de seus governos serem removidos como desejarem. Estes homens e mulheres precisam entender que terão de enfrentar sanções mais duras por suas ações ao se recusarem a demitir-se das suas posições. Seus trabalhos são, e sempre foram, a serviço da cidadania, e eles foram chamados a agir sempre da maneira que fosse melhor para o bem-estar do povo.

Em vez disso, tudo o que fizeram foi contra o povo, a fim de tirar-lhes o seu dinheiro, sua saúde, seus direitos e sua liberdade. Isso irá acabar agora, pois oferecemos a nossa ajuda aos nossos aliados da Terra, que deverão agora avançar e remover esses indivíduos de seus gabinetes e levá-los sob custódia. Isso deve ser feito em nome do povo e em nome de seu novo mundo.

Já era sabido o tempo todo que estes indivíduos não poderiam manter suas posições de poder em seus governos, pois não há lugar para a corrupção, desonestidade, egoísmo e ganância em seu novo mundo, especialmente nas alas de seus órgãos governamentais. A forma como esses indivíduos teriam de desocupar suas posições sempre foi uma questão de escolha, e agora eles terão de optar. Eles teimosamente recusaram todas as ofertas para tornar esta transição o mais fácil possível para si e agora estão sem tempo e sem poder de barganha. A próxima vez que ouvirem de nós e nossos aliados da Terra será quando estivermos batendo à sua porta a fim de levá-los embora, sob custódia.

Assim o será, pois esta foi a forma que escolheram que fosse. Nós desejamos muito que este processo acontecesse de forma diferente, que fosse uma transição suave para eles e também para os cidadãos de seus países. Em vez disso, será uma transição mais pesada, mas mesmo assim o resultado final será o que nós, seus aliados da Terra e as pessoas despertas do seu mundo quiseram e entenderam como necessário para a melhoria de todos vocês e de sua sociedade como um todo. Vamos agora avançar com esta fase da operação e começar a derrubar os que estavam instalados em seus governos, alinhados com os poderes da escuridão e que são corruptos até os ossos.

Serão substituídos por almas honradas, íntegras, equilibradas e de visão, e que possuem dentro de si a honra pelo dever. Estes homens e mulheres serão altamente treinados para os cargos que preencherão e estão ou estarão jurados a cumprir a lei da Luz, da liberdade e da santidade da alma e do espírito humanos, e se alguém que assumir o cargo não conseguir manter este foco, também será removido.

Temos muita confiança nesses homens e mulheres que estarão assumindo esses papéis de liderança e vocês poderão depositar muita crença neles também. Muitas dessas pessoas esperaram nos bastidores o seu momento de brilho e essa hora chegou. Vamos conversar com nossos aliados da Terra e criar um processo de remoção adequada das pessoas que ainda estejam alinhadas com as trevas e prosseguiremos com esta operação tão logo seja possível, pois não temos tempo a perder. Desejamos que todos os nossos Trabalhadores da Luz que estejam na área que voltem a ser pilares da força e fonte de informações para aqueles que estiverem necessitados em meio ao desentendimento, medo e confusão que estarão testemunhando.

Tentem entender que para aqueles que ainda não têm idéia do que está acontecendo ao seu redor, a destituição daqueles em quem confiaram poderá ser um choque, por isso desejamos que todos que conheçam e compreendam o que jaz no cerne desses eventos que apoiem seus irmãos e irmãs e lhes ofereçam a sua orientação e seu conhecimento para ajudá-los com essas transições.

Não podemos agradecer o bastante a todos vocês que estão na área pelo trabalho que vêm fazendo. Nada que façam nos passa despercebido e estamos profundamente gratos por tudo o que têm feito em nome do progresso para este mundo. Entendemos que muitos de vocês estejam ficando impacientes à espera das mudanças que longamente discutimos, mas lhes dizemos que elas estão ali na frente, e assim que começarem , não mais demorarão ou cessarão e nunca mais terão motivos para esperarem impacientemente novamente.

Tentem ver e compreender que o que tem acontecido nos bastidores é extremamente complexo e, às vezes, muito perigoso para os seres da Luz, e foi necessário que nós, bem como os aliados da Terra, avançássemos bem lenta e cuidadosamente quanto fosse possível, a fim de proteger a nossa missão e muitas vidas. Nenhum tempo foi desperdiçado na inatividade, pelo contrário, nós e nossos aliados da Terra trabalhamos continuamente, avançando em nossa missão e ganhando terreno a cada dia. No devido tempo, quando pudermos falar livremente consigo, lhes explicaremos tudo o que fizemos e que não o souberam e nesse momento temos confiança de que verão que havia um grande motivo para ficarem o mais paciente possível.

Como já dissemos, esta parte da sua missão terminará em breve e a próxima fase da operação os terão totalmente a par de cada evolução e não haverá mais necessidade de sigilo. Isto será um alívio para muitos de vocês que neste momento têm apenas algumas poucas fontes de informação pois não pudemos revelar tudo através de nossos canais. Isso está mudando, pois poderemos compartilhar mais e nos próximos dias não haverá nada que não discutamos abertamente consigo. Procurem pelas mudanças em seus governos, pois coincidirão com as prisões em massa das pessoas da sua Cabala criminosa, seus subordinados e muitos de seus associados.

Muitos destes indivíduos se associaram por intermédio de negócios ilícitos e dissimulados, e assim serão removidos de sua sociedade, sejam eles eleitos membros do governo ou não. Aqueles que ocuparem cargos dentro de seus governos nunca tiveram, e não têm hoje, direito a qualquer tipo de tratamento especial ou proteção em relação às leis que eles mesmos quebraram inúmeras vezes. Serão presos e acusados, como qualquer criminoso em sua sociedade, e detidos para encarar as acusações contra si.

Enquanto o processos avançarem, seus novos governos se formarão através daqueles que se mostraram dignos e que mereceram a nossa confiança, assim como de nossos aliados da Terra. Vocês encontrarão esses homens e mulheres nos próximos dias e desejamos que o acolhimento seja quente, animado e cheio de expectativas, pois eles estarão trazendo uma maneira nova e melhor para todos vocês.

Desejem que as mudanças sejam rápidas e muito abrangentes, pois a corrupção atinge muitos ramos de seus governos. Seus novos órgãos sociais criarão raízes e crescerão fortes e saudáveis, dando frutos para o povo de seu mundo. Permitam que este processo se nutra e cresça, e, repetimos, sejam pacientes, pois este é um processo muito delicado que deve ser tratado com o devido cuidado. Estamos falando de um processo que não é fácil para qualquer mundo. Lidamos com muitas situações como essa antes e veremos também a conclusão bem sucedida dessa operação. Continuem conosco neste momento e nos demostrem seu apoio, assim como aos nossos aliados da Terra. Sabemos o quanto esperaram por este dia e lhes dizemos que o dia chegou e toda a espera e o seu trabalho duro terá valido à pena.

Por favor, continuem checando os canais em relação às notícias de última hora e compartilhem a informação com todos os que desejarem compreender melhor estes eventos. Mais uma vez, desejamos que este evento seja o “primeiro dos tiros” que despertarão o maior número de pessoas possível em relação às mudanças de seu mundo. Ajudem-nos a ver que essas prisões serão uma boa notícia, que eles não têm nada a temer e que há um modo melhor e um mundo melhor à sua disposição. Ajudem-nos a ver que essas detenções estarão abrindo o caminho, tornando tudo isso possível e que avistaremos um mundo melhor quando toda a fumaça se dissipar.

Nós somos da Federação Galáctica de Luz.

Mensagem canalizada por Greg Giles

--

"Toda convicção é uma prisão"

*Nietzsche*

NAMASTÊ

ISABEL PORTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário