sábado, 24 de março de 2012

CHICO ANYSIO É HOMENAGEADO POR HUMORISTAS CEARENSES

março 24, 2012

O show não pode parar. Com esse pensamento que os humoristas cearenses subiram no palco na noite desta sexta-feira (23). A Beira-Mar foi o cenário no qual artistas e público optaram para prestar uma homenagem ao cearense Chico Anysio, que morreu aos 80 anos, no Rio de Janeiro.

Foi com alegria que Laitinho Brega, Aurineide Camurupim, Augusto Bonequeiro e Eddi Lima relembraram do “Mestre do Humor” e falaram da importância que Chico tem em suas profissões e na arte de fazer rir.

“Chico representa a nossa (humoristas) chancela de que o Ceará é a terra do humor e de bons comediantes”, salientou Laitinho, que rememorou a vez que recebeu um recado do mestre: “com a respiração difícil, ele me falou que só se arrepende de uma coisa: ter fumado”.

Referência
Outra faceta marcante de Chico Anysio foi nunca ter esquecido outros comediantes. Em todos os trabalhos ele fazia questão de chamar novos talentos, que ainda buscavam um lugar no mercado do riso.

“Ele nunca trabalhou só. Poderia até ter feito assim, pois tinha talento para isso, mas sempre passou a bola para os outros. Além de artilheiro, era técnico e torcedor. É por isso que, até hoje, você nunca vê um cearense fazendo show só”, lembrou Laitinho Brega.

Apesar dos lamentos, os humoristas sentem ter recebido uma missão, que é continuar sendo os mensageiros da alegria. “A gente fica triste, mas acha que ele (Chico) não vai se sentir assim. Vamos levar ao palco aquilo que ele fez durante toda sua vida, que é levar a alegria, o bom humor e fazer as pessoas felizes. Essa foi a missão dele e é a nossa”, destacou Aurineide Camurupim.

Um dos principais nomes do humor cearense, Augusto Bonequeiro comentou sobre os desafios de fazer rir nos tempos da Ditadura Militar e a importância da voz de Chico Anysio contra Regime. “A língua felina, polítia e a crítica social” era uma das coisas que mais chamavam a atenção do artista.

Chico foi referência para inúmeros humoristas, e não foi diferente para Eddi Lima, que dá vida a Mastrogilda. “Ele é a grande referência, um verdadeiro mestre. Eu me inspiro no Chico, nos trabalhos que ele fez. Foi em um dos quadros dele que me inspirei para criar a Maria Portuguesa”, ressaltou.

(DIÁRIO DO NORDESTE)

MALDOSOS (AS),, PENSARAM QUE ERA OUTRA COISA...!!! KKKK
Sâo Joâo do Rio do Peixe - PB.
Adv. Ronaldo Medeiros.
OAB-PB.N.89899

TÉCNICA PARA LEVANTAR O PAU
Date: Sat, 24 Mar 2012 16:17:57 +0000


 

CINZAS DE CORPO DE CHICO ANYSIO SERÃO ESPALHADAS PELO PROJAC E EM MARANGUAPE

março 24, 2012

O corpo do humorista Chico Anysio, que morreu na sexta-feira, aos 80 anos, será cremado neste domingo (25), às 13h, no Cemitério do Caju, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O advogado da família, Paulo Cesar Pimpa, informou que suas cinzas serão divididas em duas porções, uma será enviada para Maranguape, cidade natal de Chico Anysio, no Ceará, e a outra será jogada em uma floresta atrás do Projac, no Rio.

Familiares, amigos e fãs do humorista estiveram presentes no velório, que aconteceu neste sábado, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Pela manhã, a cerimônia de despedida ficou reservada para amigos e familiares. Por volta das 13h30 as portas foram abertas para o público também se despedir do humorista. Amigos e colegas de trabalho lamentaram a perda de um dos maiores gênios do humor nacional.

Glória Pires chegou muito emocionada ao velório. A atriz contracenou recentemente com Chico Anysio, no filme Se Eu Fosse Você 2. O pai da atriz, Antônio Carlos Pires, era um dos ‘alunos’ da Escolinha do Professor Raimundo - famoso programa de Chico – e foi responsável pelo primeiro contato de Glória com o humorista.

“A obra dele fala mais do que qualquer coisa. Vamos usar o Youtube para matar a saudade”, disse a atriz.

Arlete Salles lamentou a perda do amigo a quem ela se referiu como um gênio e “um dos patrimônios do país” que “não haverá outro igual”.

A atriz Marília Pêra destacou a genialidade de Chico: “Um artista genial. É o Chaplin brasileiro.”

O diretor Boninho lembrou a capacidade do humorista para se transformar em inúmeros personagens de “cara limpa”. “Deixou o corpo, mas os personagens ficam. Tinha a genialidade de se transformar em cada personagem até de cara limpa. Tenho milhões de lembranças dele na minha infância”, contou.

Integrantes da Escolinha do Professor Raimundo também estiveram presentes para se despedir do colega. David Pinheiro, que interpretava Armando Volta (ou Sambarilove), disse que Chico foi marcante na sua história. “Ele era um professor na vida. Mesmo quando não queria ensinar nada, a gente aprendia só pelo olhar. Foi da dimensão de um estadista brasileiro, como Getúlio Vargas”, afirmou.

Castrinho, que trabalhou muitos anos com Chico, não acredita que haverá outro com a capacidade dele. “Não vai ter nada igual, nem aqui, nem em lugar nenhum do mundo. Ele deixa uma obra impressionante”, disse.

Tim Rescala, diretor musical da Escolinha, também fez comentários elogiosos ao humorista. “Foi o maior humorista brasileiro. Singular. Genial. Um exemplo como artista, como ser humano. Ele ajudou os novos artistas e nunca quis competir com ninguém. O Professor Raimundo era o maior exemplo da generosidade do Chico Anysio”, lembrou.

Zélia Cardoso de Mello, ex-mulher de Chico Anysio, foi se despedir do humorista, com quem tem dois filhos, Rodrigo e Vitória. A ex-ministra chegou com a fisionomia fechada, com os dois filhos, e entrou direto no Theatro Municipal. “Meus filhos precisam ter um momento com o pai”, disse rapidamente.

Últimos dias

O humorista começou a enfrentar problemas graves de saúde em agosto de 2010. Na ocasião, ele foi internado no Hospital Samaritano para a retirada de uma parte do intestino grosso após apresentar um quadro de hemorragia digestiva. Depois da cirurgia, ele foi diagnosticado com pneumonia. Meses depois, foi submetido a uma angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias e, desde então, apresentou novos quadros de falta de ar. Em fevereiro deste ano, Chico Anysio apresentou um novo quadro de infecção pulmonar e voltou a fazer uso de antibióticos. 

Chico Anysio foi internado no dia 22 de dezembro de 2011, após uma infecção no aparelho digestivo e, posteriormente, diagnosticado com pneumonia. O humorista passou por uma sessão de hemodiálise na noite de quarta-feira (21) e, na tarde desta quinta, foi realizada uma punção torácica esquerda com drenagem de grande quantidade de sangue. Chico estava recebendo altas doses de medicação para controlar a pressão arterial, além de requerer o uso de ventilação artificial. Na tarde desta sexta-feira (23), Chico Anysio, aos 80 anos não resistiu a uma parada cardiorrespiratória, de acordo com nota de falecimento do Hospital Samaritano.

(JORNAL DO BRASIL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário